Pesquisadora do CCES integra conselho da principal associação de computação no mundo

É a primeira vez que um brasileiro ocupa esta posição.

Claudia Bauzer Medeiros, do Center for Computational Engineering & Sciences (CCES), da Unicamp, foi eleita para o conselho da Association for Computing Machinery (ACM), a associação americana de computação. O conselho, formado por 16 cientistas, define os rumos da entidade, composta por mais de 100 mil membros espalhados pelo mundo. Essas definições têm a ver com o direcionamento de um orçamento anual de dezenas de milhões de dólares para, por exemplo, patrocinar centenas de congressos pelo mundo, publicar dezenas de periódicos – cada um deles influente em uma área específica da pesquisa computacional –, promover cursos de aperfeiçoamento profissional, oferecer bolsas de estudo e fomentar redes de colaboração entre os associados.

A ACM também é responsável por disponibilizar conteúdo online para estudantes, desde o Ensino Médio (cursos e material didático) até a pós-graduação (artigos científicos), e selecionar anualmente os ganhadores do prêmio Turing, o Nobel da computação. Além disso, a associação colabora com as políticas científica e tecnológica de computação dos EUA e de outras partes do mundo, sendo ouvida e participando de comissões parlamentares a respeito.

“Minha eleição para o conselho foi assim: havia duas posições para serem ocupadas e quatro nomes indicados. Um colégio eleitoral mundial votou pela internet, com cédulas identificadas criptograficamente, e o processo durou cerca de um mês”, explica Medeiros. “Oficialmente, meu papel na ACM é votar sobre ações a serem tomadas em relação à pesquisa, ensino e promoção de políticas científicas e tecnológicas. Essas votações podem ser presenciais (duas reuniões por ano) e virtuais. Desde que fui eleita, em junho, já votei quatro vezes à distância”, completa.

Medeiros pretende também aumentar a interação entre a ACM e associações de computação latino-americanas, especialmente a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), presidida pela pesquisadora no período de 2003 a 2007. “A SBC é uma sociedade muito importante, certamente a maior da América Latina e uma das mais ativas no mundo”, explica. Outro alvo de Medeiros é fomentar atividades multidisciplinares entre a computação e outras áreas do conhecimento, promovendo o eScience, como é a tônica das pesquisas do CCES.

“A vantagem de trabalhar com cientistas de outras áreas é compartilhar visões diferentes do mundo, que me permitem avançar na minha pesquisa ao mesmo tempo em que contribuo para o desenvolvimento de pesquisas em outras áreas. Aliás, esta é a definição básica de eScience: trabalho conjunto entre a computação e outras áreas do conhecimento, que possibilita aos cientistas de outras áreas realizarem sua pesquisa de forma mais eficiente ou diferente, ao mesmo tempo em que a pesquisa em computação também é aperfeiçoada, acelerada e modificada”, define.

O discurso de Medeiros é condizente com sua trajetória acadêmica, iniciada com a graduação em Engenharia Elétrica na PUC-Rio em 1976. Seu foco atual, como professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, é trabalhar com gerenciamento e análise de dados científicos para desenvolver projetos multidisciplinares. O resultado desses trabalhos são aplicações práticas relacionadas a áreas do conhecimento variadas, tais como química, biologia, planejamento urbano, agronomia e ciências sociais. Além do conselho da ACM, a pesquisadora é membro do conselho da Research Data Alliance, entidade internacional com cerca de sete mil membros em 136 países, voltada à criação de políticas e mecanismos de gestão de dados para Open Science. Medeiros também é doutora honoris causa pelas universidades Antenor Orrego, do Peru, e Paris-Dauphine, da França, e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico.