CCES Unicamp

Integridade de links na Web semântica

André Gomes Regino

Instituto de Computação e Centro de Computação em Engenharia e Ciências – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

O trabalho apresentado no vídeo diz respeito a como manter a integridade de links no contexto da Web Semântica. Tais links representam conexões entre conceitos presentes nas diversas bases de conhecimento, tais como as ontologias, presentes na Web dos Dados.

Estas ontologias devem se atualizar conforme a evolução do conhecimento ao qual representam. Entretanto, essas mudanças não são propagadas para os links entre as ontologias, o que em alguns casos afeta a integridade dos links, tornando-os inconsistentes.

O objetivo desse trabalho é realizar a manutenção dos links não-íntegros de forma (semi)-automática. Para isso, idealizou-se a criação de um framework capaz de identificar mudanças ocorridas em diferentes versões das ontologias, mapear os links que foram quebrados na atualização e efetuar ações corretivas nestes.