Claudia Bauzer Medeiros elected for the Brazilian Academy of Sciences

Professor Claudia Bauzer Medeiros, CCES member, will be nominated to Brazilian Academy of Sciences on May 15, 2019. Claudia will be the second women honored by the ABC in the field of Engineering, and the first women in the field of Computer Sciences.

Additional details (portuguese):

A professora Claudia Bauzer Medeiros, membro do CCES, tomará posse na Academia Brasileira de Ciencias no dia 15 de maio de 2019. Claudia sera a segunda mulher a tomar posse na área das Engenharias, e a primeira mulher na área de Computação a ser eleita para a Academia. A professora concentra a sua pesquisa na área de integração e interoperabilidade de dados científicos, na qual vem trabalhando desde o fim do seu doutorado em 1985, no Canadá, quando ingressou na Unicamp. Sua pesquisa no CCES também está voltada a tais problemas, considerando a heterogeneidade das fontes de dados utilizadas no Centro e os vários tipos de demandas e perfis de pesquisa sobre tais dados. A professora é pesquisadora 1A do CNPq, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, com honrarias nacionais e internacionais por seu trabalho de pesquisa e atividades para estimular a participação feminina na Computação. Recebeu dois títulos de Dr Honoris Causa (na Universidade Antenor Arrego, no Peru, e na Université Paris Dauphine, na França). Claudia é professora da Unicamp desde 1985, tendo recebido 3 vezes o premio Zeferino Vaz e o premio de Reconhecimento de Ensino de Graduacao. Além de suas atividades científicas, há muitos anos participa do Conselho Universitário da Unicamp, apoiando iniciativas que privilegiem os valores academicos. Ela faz parte da Coordenação do Programa FAPESP em eScience e Data Science, caracterizado por estimular colaboração interdisciplinar envolvendo computação e quaisquer outras áreas do conhecimento.